...

Guimarães com Futuro.

Guimarães com

Nespereira

Guimarães com Futuro.

Guimarães com

Ricardo Araújo 2025

Catarina Ribeiro

Catarina Ribeiro

Mensagem

Caros(as) concidadãos(as),

 

O meu nome é Ana Catarina Ribeiro, tenho 26 anos, sou licenciada em Ciências da Comunicação e nasci, cresci e hoje vivo aqui, com o meu marido, neste que é o meu lar e o de muitos outros — a freguesia de Nespereira. Venho de uma família de fortes raízes nesta terra: os meus avós criaram 11 filhos aqui, entre eles a minha mãe, que, mesmo depois de casar com o meu pai, aqui ficou e plantaram as suas sementes no seio desta comunidade, criando-me a mim e ao meu irmão com os valores que levo comigo nesta candidatura — o trabalho árduo, a verdade, a entreajuda e o respeito pela comunidade.

 

A minha ligação à nossa comunidade começou cedo: fiz parte dos Escuteiros, pertenci ao grupo de jovens e ajudei a animar muitas eucaristias no grupo coral dos sábados da igreja. Participei em várias ações de voluntariado, incluindo animação social na nossa unidade de cuidados continuados e também a servir na cantina para angariação de fundos para essa instituição. Estas experiências ajudaram-me a crescer, a desenvolver um sentido de missão e a perceber o poder que pequenos gestos de cada um podem ter na vida de muitos.

 

Na política, iniciei o meu percurso na universidade, onde fiz parte da Associação de Estudantes, e, mais localmente, nas últimas eleições autárquicas, como membro da Assembleia de Freguesia. Esta última experiência permitiu-me ter uma visão mais clara das necessidades da população e da urgência em trazer mudança real. Agora, apresento-me pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) como candidata à presidência da Junta de Freguesia de Nespereira. Não porque me ache mais do que ninguém, mas porque acredito que é possível fazer melhor.

 

Não me movem interesses pessoais. Move-me a vontade de envolver a população nos assuntos da freguesia, de informar e capacitar, com projetos que cheguem a todas as idades. Mas também quero dar nova qualidade de vida a quem escolhe aqui ficar, viver e pertencer.

 

Acredito que as pessoas querem ser ouvidas, informadas e respeitadas — e é isso que me comprometo a fazer com transparência, dedicação, garra, alma e ação.

 

Sei que sou jovem e, por momentos, quase deixei passar esta oportunidade por achar que ainda não era o meu tempo. Mas percebi que, quando temos a oportunidade de mudar para melhor, não há tempo a perder.

 

Se começarmos hoje, amanhã já podemos ter deixado o mundo um bocadinho melhor do que o encontrámos. E essa é a minha missão.

 

Com esperança no futuro,

Ana Catarina Ribeiro