Ricardo Araújo congratula-se com disponibilidade demonstrada pelo Governo para viabilizar e investir no projeto MetroBus

07 Out 2025

A Coligação Juntos por Guimarães manifesta a sua satisfação com o rumo agora assumido pelo Governo relativamente ao projeto MetroBus, uma solução moderna, sustentável e financeiramente responsável para ligar Guimarães, Braga e a futura Estação Ferroviária de Alta Velocidade. Ao contrário das promessas ilusórias e economicamente inviáveis e irresponsáveis defendidas pelo partido socialista do Toural, esta decisão demonstra que Guimarães vai avançar, com os pés na terra, para uma verdadeira revolução na mobilidade que o concelho tanto precisa.

 

“Esta decisão do Governo vem confirmar a viabilidade da solução que sempre defendi junto do Governo. O MetroBus é uma solução para implementar no imediato, ajudando a responder aos problemas de mobilidade que Guimarães foi acumulando ao longo dos anos, cuja principal responsabilidade é dos sucessivos executivos socialistas. Mas o PS pretende levar esta irresponsabilidade a outro nível: defende a ilusão do metro de superfície para o qual não tem qualquer fonte de financiamento e, como já admitiu o seu candidato, nem sabe como seria pago”, disse Ricardo Araújo, candidato à presidência da Câmara Municipal de Guimarães.

 

“A posição do Governo vem também provar que a candidatura da coligação Juntos por Guimarães é a candidatura das soluções e que a candidatura do partido socialista é a candidatura que pretende continuar a atrasar Guimarães”, explica Ricardo Araújo, acrescentando que os Vimaranenses têm nas suas mãos a decisão de abrirem um ciclo de desenvolvimento para todo o concelho.

 

“No próximo dia 12, os Vimaranenses vão escolher entre a oportunidade de abrirem um novo ciclo de progresso e desenvolvimento, com um projeto que quer criar condições para os que jovens possam ficar no nosso concelho, que responda aos objetivos de vida de quem trabalha e de quem quer merecidamente viver a sua reforma e uma candidatura, a do PS, que tudo promete e que pouco ou nada faz”, disse o candidato.

 

Durante demasiado tempo, o partido socialista tem tentado vender aos cidadãos um metro de superfície que mais não é do que uma miragem política. Esta proposta, que custaria quatro vezes mais do que o MetroBus, e mais do dobro do orçamento da Câmara Municipal, foi considerada inconcretizável por técnicos insuspeitos, contratados pelo próprio PS. Nem em quatro, nem em oito anos seria possível transformar essa fantasia em realidade. Esta teimosia do partido socialista do Toural, que nem sabe como financiaria esta solução, só pode ser considerada uma irresponsabilidade. Insistir nesse caminho seria desperdiçar tempo e recursos que Guimarães não pode dar-se ao luxo de perder.

 

A decisão do Governo confirmou aquilo que a Coligação Juntos por Guimarães sempre defendeu: a mobilidade do futuro faz-se com responsabilidade e visão intermunicipal, articulando Guimarães com Braga e com a futura Alta Velocidade. O Governo comprometeu-se a financiar todo o processo, incluindo estudos, terrenos, obra e material circulante, num investimento estimado em 200 milhões de euros, integralmente suportado por fundos do Estado.

 

Este passo é, portanto, uma vitória de todos os Vimaranenses, e um sinal claro de que a cooperação e o planeamento realista trazem resultados concretos. O MetroBus representa uma solução de mobilidade inteligente, sustentável, em canal próprio, dedicado, segregado, assegurando um transporte público de passageiros fiável, seguro e eficiente.

 

Enquanto alguns continuam presos a promessas que só atrasariam o progresso, Guimarães está a entrar na rota da modernidade, com um projeto sólido e financiado, que integrará o concelho num verdadeiro eixo de mobilidade regional. O MetroBus ligará as principais zonas urbanas e industriais, garantindo acessibilidade, conforto e eficiência para milhares de cidadãos.

 

A Coligação Juntos por Guimarães considera que este investimento marca o início de uma nova era para a mobilidade no concelho, capaz de responder aos desafios ambientais e às necessidades de deslocação quotidiana, sem sobrecarregar os cofres municipais nem comprometer as gerações futuras. A Coligação Juntos por Guimarães congratula-se, por isso, com esta decisão do Governo e reitera o seu compromisso em continuar a defender o progresso responsável, a eficiência dos recursos públicos e a mobilidade de todos.